Arquivo do blogue

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Confirmação das Aparições da Senhora da Peneda e Lapa - PORTUGAL

VIDEO DA APARIÇÃO
 NESTA APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA EM JACAREÍ, SP. BR, NOSSA SENHORA CONFIRMA, PARA O VIDENTE MARCOS TADEU TEIXEIRA A VERACIDADE DE DUAS APARIÇÕES DELA EM PORTUGAL: DE NOSSA SENHORA DA PENEDA, GERÊS, E DE NOSSA SENHORA DA LAPA, VIEIRA DO MINHO



SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA PENEDA -GERÊS
https://www.youtube.com/watch?time_continue=14&v=_HUCIVsMIzU 

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DA PENEDA, GERÊS




A Senhora da Peneda apareceu em 5 de Agosto de 1220 a uma serraninha que pastoreava por entre aquelas penedias, algumas cabras. A Senhora apareceu-lhe em forma de uma pomba branca voando ao redor dela e, pediu-lhe que dissesse aos do seu lugar da Gavieira para lhe edificarem naquele lugar uma ermida; a pastorinha falou aos seus pais, da Senhora, mas sem efeito, porque não lhe deu crédito.



Noutro dia, voltando a pastorinha com as suas cabras por aquelas mesmas paragens, lhe tornou a aparecer a mesma Senhora na mesma lapa, não como na primeira vez, em forma de pomba (como ela referia) mas na forma em que hoje se vê, e lhe disse: filha, já que te não querem dar crédito ao que eu mando, vai ao lugar de Roussas (que fica na mesma freguesia de Gavieira, no mesmo termo do concelho de Soajo) onde está uma mulher entrevada há dezoito anos e diz aos moradores do lugar que tragam à minha presença, para que ela fique de perfeita saúde, e assim te darão crédito ao que eu te ordeno. 

Assim o fez a venturosa pastorinha, e trouxe a mulher que se chamava Domingas Gregório. Tanto que esta chegou à vista daquela Sagrada Imagem da Rainha dos Anjos, logo alcançou uma perfeita saúde e ficou livre e sã de todos os males que padecia, louvando a Virgem Senhora pelo singular benefício que lhe havia feito.





  
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda foi construído entre os finais do Séc. XVIII e os meados do Séc. XIX, pelo que o caracter neoclássico predomina no conjunto, embora haja ainda em certas partes mais antigas algumas reminiscências barrocas. Erguido junto de um morro alcantilado e agreste em frente de um vale estreito fértil. Deste vale rompe para o Santuário uma escadaria de dois lanços e 300 metros, em linha recta. No cimo existe um pórtico que dá acesso a um terreno octogonal, que tem ao centro uma coluna com a data de 1787 e que suporta a figura do anjo da guarda. 




A rodear o pórtico e circundando o terreno, estão as primeiras capelas. São de planta quadrangular, ou hexagunal com telhado em forma de pirâmide, encerrando no interior grupos escultóricos - alusivos à vida de Cristo.
De salientar ainda a existência dos designados quartéis (destinados a albergar os peregrinos) e as casas da confraria.
A Virgem da Peneda, padroeira deste excelso oásis sertanejo de piedade e bucolismo, pela afluência de romeiros e fama de milagres, é uma verdadeira senhora de Fátima do Alto Minho. Recua-se a sua aparição aos tempos medievais, talvez ao período tormentoso das guerras da reconquista, feita a uma virtuosa pastorinha da Gavieira, segundo uns, concedida, segundo outros, a um terrível criminoso evadido à acção da justiça, para o converter.



Para a romaria da Senhora da Peneda ainda descem, de vários pontos, através da serra, muitos peregrinos a pé, para os quais só assim a romagem resulta. No entanto, com as vias de penetração abertas pelos serviços florestais, a romaria foi perdendo o original pitoresco de outrora, com caminhadas nocturnas pelo deserto pedregoso e agreste, espreitadelas de lobos, dormidas ao relento e colações improvisadas à beira dos regatos. Era então, dias e noites seguidas, por todo o mês de Setembro, uma áspera continua e estafante peregrinação, verdadeira avalanche de devotos, vinda dos quatro pontos cardeais, no seio de uma paisagem austera e inóspita - pedregulhos informes, desfiladeiros íngremes, tojos, carrascos, urzes, - a qual, por si só, já constituía uma dura penitencia.

As águas batidas e revoltas humedeciam e esfriavam ainda mais a atmosfera inclemente. Os romeiros caminhavam durante horas intermináveis de abnegado esforço de noite à luz de lanternas e de gasómetros, de dia, quando a aurora de fazia anunciar sobre os raios dum sol impertinente, de farnéis ás costas, escasseando as concorridas sombras proporcionadas pelos penedões e pelas centenárias árvore. Os que partiam de Melgaço, pelas duas horas da madrugada detinham-se, ao nascer do sol, em Lamas de Mouros, pitoresca povoação nas cercanias de Castro Laboreiro, onde tomavam o café. Era aqui que se concentravam as burriqueiras para alugarem os jumentos ás pessoas idosas que viessem cansadas. Aglomerados de portugueses e de galegos, a cada passo se encontravam e juntavam, acamaradando na folia, com os seus descantes e bailados regionais.
Nas encruzilhadas apareciam as castrejas, embiocadas nas suas típicas capas escuras, também com burros para alugar. Ofereciam-nos:“- alugue o meu geriquinho é mansinho e não deixa cair ninguém”.
A romaria realizada a 7 de Setembro segue a tradição das grandes peregrinações marianas da Época Moderna, onde a envolvente paisagística, nomeadamente a proximidade de um grande elemento rochoso natural e forte visibilidade, favoreceram o desenvolvimento de uma ambiência própria com maior liberdade festiva e um isolamento espiritual mais próximo das necessidades dos romeiros.

CAPELAS AO FUNDO DA ESCADARIA DO SANTUÁRIO
 DURANTE A ORAÇÃO DA VIA SACRA APARECEU
 UMA CRUZ FEITA DE NUVENS, NO CÉU
 ºººººººººººººººººººººººº
VENHA VISITAR E REZAR NO SANTUÁRIO DA SENHORA DA PENEDA
NOSSA SENHORA ALI ESPERA SUA VISTA, SUA COMPANHIA. ELA O (A) ESCUTA SEUS PROBLEMAS E AFLIÇÕES
 


ESCUTE ESTA RÁDIO! FAÇA PARTE DESTA REDE SOCIAL!! www.apparitionstv.com www.ra…  

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DA LAPA- VIEIRA DO MINHO





A Senhora da Lapa fica situada na Freguesia de Soutelo, Concelho de Vieira do Minho, Distrito de Braga, Portugal.

HISTÓRIA:



Conta a história que no ano de 1805 Nossa Senhora da Lapa surgiu diante de uma pequena pastorinha, sabendo do ocorrido, o pai da criança deslocou-se ao local a fim de constatar o acontecimento. Quando a sua filha apontou para o local da aparição, lá estava a Nossa Senhora novamente.

Rapidamente a notícia da aparição se espalhou pelas localidades mais próximas, iniciando as romarias no primeiro dia do mês de Junho. 


Em 10 de Junho de 1805 reuniram-se mais de quinhentas pessoas neste local. Dado o enorme fluxo de peregrinos, o abade Rodrigues Ramos ordenou a construção de um altar por baixo do bloco granítico onde a imagem de Nossa Senhora tinha surgido. Ordenou também que a área em redor fosse convenientemente preparada para receber o maior fluxo de peregrinos possível.




É um Santuário dedicado a Nossa Senhora da Lapa, com peregrinação no 2º domingo de Julho. No limite poente da cumeada do monte de Penamourinha, João Gonçalves e sua mulher Margarida da Silva mandaram edificar, em 1694, a capela da Senhora da Lapa, aproveitando os afloramentos graníticos do local.

O pequeno templo corresponde a uma cavidade sob rochas, a “lapa”, encerrada com parede de cantaria granítica, formando uma fachada de desenho arquitectónico simples, onde se distinguem os vãos moldurados das janelas e da porta, sendo esta sobrepujada por um nicho onde se abriga uma pequena imagem de Nossa Senhora, com uma cartela na base onde se gravou a data 1694. 



Uma porta em grade, colocada em 1898, dá acesso ao interior, onde se sobrepõem diversas soluções decorativas, destacando-se várias inscrições gravadas no tecto rochoso e o quadro encaixilhado com a história do santuário, escrita pelo padre José Maria Machado em 1851. O recinto do santuário, que se distribui por dois patamares, incorpora um coreto, instalações de apoio à romaria e fontes. Esta capela está referenciada nas “Memórias Paroquiais” de 1758. Referências bibliográficas: Capela 2003, 458; Vieira 2000, 367-372

Fonte: www.repositorium.sdum.uminho.pt


CAPELA DE NOSSA SENHORA DA LAPA - SOUTELO
"O único documento existente que nos relata a história desta Lapa e da Nossa Senhora é um documento escrito datado de 1851. Tal documento encontra-se emoldurado num quadro dentro da Lapa do Soutelo. Os idealizadores da capela foram João Gonçalves e a sua esposa, a senhora Margarida da Silva, oriundos da freguesia de Santo Adrião de Soutelo, em 1694.

 Depois da capela ter sido erigida, a imagem de Nossa Senhora foi ali mantida e venerada com tal devoção que, em 1697, os peregrinos requereram a Roma uma irmandade com jubileu perpétuo. 
Apesar disso, em 1788, a imagem foi levada para a freguesia de Outeiro, onde outra capela tinha sido edificada. O motivo da transferência seria o facto de que o local original era um lugar remoto e sujeito a profanação por parte de ladrões.Mas a imagem, segundo informou o povo local, sempre desaparecia desta capela e voltava a aparecer na capela da Lapa, seu local original.
CAPELA NO LUGAR DE OUTEIRO ONDE COLOCARAM A 
IMAGEM DA SENHORA DA LAPA E DE ONDE SEMPRE DESAPARECIA
No lugar original foi construído um pequeno muro ao redor da cavidade e foi colocada uma cruz no topo do enorme bloco granítico, mostrando desta forma que este local era sagrado e que desta forma não seria esquecido.
Hoje em dia, são muitos os que visitam esta bela região onde se situa Soutelo e a sua bela capela, a qual está fechada a maior parte do tempo, abrindo apenas para algumas cerimonias religiosas".








SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA LAPA  vieira do minho 1

https://www.youtube.com/watch?v=ASNorEnlhpc


 Pequena fonte " milagrosa" que se encontra no interior da capela.
Esta fonte nunca secou até aos dias de hoje

……………………..


Santuário da Nossa Sra da Lapa (Vieira do Minho 2)






SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA LAPA  vieira do minho 1

………………………………………………………………………………………………..
Santuário da Nossa Sra da Lapa (Vieira do Minho 2)
https://www.youtube.com/watch?v=YPS80e7fGl8

Pequeno lago  no recinto da capela






TRAJETO PARA O MIRADOURO DA SENHORA DA LAPA


VENHA VISITAR E REZAR NO SANTUÁRIO DA SENHORA DA LAPA
NOSSA SENHORA ALI ESPERA SUA VISTA, SUA COMPANHIA. ELA O (A) ESCUTA SEUS PROBLEMAS E AFLIÇÕES

ACESSE A NOVA REDE SOCIAL:
Acessem:
RÁDIO MENSAGEIRA DA PAZ
SITE OFICIAL DO SANTUÁRIO:
LOJA VIRTUAL:

Sem comentários:

Enviar um comentário