Arquivo do blogue

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Santos de cada dia- 7 de setembro - São Clodoaldo

São Clodoaldo
(7 de Setembro)


São Clodoaldo é o mais ilustre Santo entre os príncipes da família real da primeira dinastia francesa, os merovíngios (499-752). Nascido em 522, ele era o filho de Clodomir, Rei de Orleans e filho mais velho de Clóvis e de Santa Clotilde. Ele ainda não tinha três anos de idade quando seu pai foi morto durante uma guerra. Sua avó, Santa Clotilde, trouxe ele e seus dois irmãos para Paris para ser educado, e os amava com carinho.
Seus tios ambiciosos, porém, desejam dividir o reino de Orleans entre si, mataram com as próprias mãos os dois jovens irmãos de Clodoaldo. Ele, por uma dispensa especial da Providência, foi salvo do massacre. Mais tarde, renunciando ao mundo, consagrou-se em particular ao serviço de Deus. Depois de distribuir para os pobres o que ele poderia salvar de sua herança, ele se retirou para uma ermida para estar sob a disciplina de um recluso santo chamado Severino, que morava perto dos portões de Paris e que vestiu-lhe o hábito monástico. Seus tios o deixaram sozinho, vendo sua decisão inalterável de viver como religioso, admitiram certas heranças para ele. Quando ele se tornou famoso através de um ato de caridade recompensado por um milagre, ele retirou-se secretamente para Provence. Mais uma vez, sua ermida foi procurada pelos peticionários. Ele decidiu voltar para Paris, onde foi recebido com a maior alegria.
A pedido sincero do povo, ele foi ordenado sacerdote em 551 por Eusébio, bispo de Paris, e serviu a Igreja daquela cidade por algum tempo nas funções do ministério sagrado. Mais uma vez ele se viu em grande honra; portanto, ele retirou-se para Nogent, um lugar agora conhecido como Saint Cloud (São Clodoaldo), a duas léguas ao sul de Paris, onde construiu um mosteiro. Lá, ele foi acompanhado por muitos homens piedosos, que fugiram do mundo por medo de perder suas almas em seu meio. São Clodoaldo foi escolhido por eles para ser seu Superior, e animou-os a virtude tanto pela palavra e pelo exemplo. Ele também foi incansável em instruir e exortar os fiéis das regiões vizinhas. Ele morreu em Nogent em 560, sendo que a maior parte de suas relíquias ainda permanecem na igreja paroquial da vila.

Sem comentários:

Enviar um comentário