Aparição de Nossa Senhora da Aparecida – Calvão – Chaves, Portugal
Nossa Senhora apareceu em 1833 em Calvão, Chaves a três pastorinhos que pastoreavam seus rebanhos por estas localidades, junto do rochedo a Rocha da Veiga.
Em cima deste rochedo construíram uma pequena capelinha lembrando o acontecimento.
Eles se chamavam Manuel, Maria Rosa e Teresa Fernanda. Esta Aparição é muito semelhante às de Fátima, apenas com a diferença que em Calvão aconteceu em 1833, oitenta e quatro anos antes dos acontecimentos de Fátima.
Na altura deu-se conhecimento, de tão singular Manifestação às instituições religiosas, que não lhe deram importância. O povo perante a divulgação do acontecimento, acreditou e logo erigiram uma capela. Em 1842 construíram uma outra com maiores dimensões, ligada à primeira. Mas não pararia por aqui, pois em 1880 seria construída outra capela em forma de nicho onde está representada a Aparição de Nossa Senhora Aparecida às três crianças. Começava-se então a desenhar o atual santuário. Uma Fonte foi também construída no local. Acredita-se que essa fonte é milagrosa pois parece ser da altura das Aparições. Tem um espaço arborizado que convida à oração e à meditação. Muitas capelinhas com imagens de santos foram construídos por todo o santuário.
O Santuário é um local de culto mariano dos mais importantes da região.
A festa da Senhora da Aparecida, realiza-se em cada primeiro domingo de setembro, nela participam povos tanto de longe como de perto, como da vizinha Espanha.
GRAÇA ALCANÇADA
Manuel Alves Araújo, um ainda familiar dos pastorinhos, contou que foi salvo por Nossa Senhora da Aparecida quando ia morrendo eletrocutado enquanto desenvolvia atividade de eletricista.
Sem comentários:
Enviar um comentário