sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

SANTA ALDEGONDA 30 DE JANEIRO


Santa Aldegunda, Abadessa - 30 de janeiro

     Santa Aldegunda (ou Aldegonde, em francês; Aldegundis ou Adelgundis, em latim) foi uma santa do século VII. Há muitos escritos sobre sua vida, mas nenhum deles contemporâneo da Santa. Alguns deles, incluindo a biografia escrita no século X por Hucbald, foram publicados pelos Bolandistas (Acta SS., Janeiro 11, 1034–35).
     O Senhorio de Malzy há muito tempo pertencia a uma ordem religiosa: as Damas Abadessas e Canonisas do Muito Ilustre Capítulo de Maubeuge, cuja fundadora é Santa Aldegunda.
     Ela nasceu por volta do ano 630 em Coulsore, perto de Maubeuge. Filha de Valberto IV e de Bertila, seu pai, de origem franca, era conde de Hainaut, governador das províncias entre Sambre e Meuse. Sua mãe era princesa da Turíngia. Sua irmã mais velha, Santa Valdru, nascida por volta de 620, tornou-se abadessa de Mons.
     Aldegunda recebeu uma educação mística com o monge Sobin da Abadia de Nivelles e fora convertida ao cristianismo por Santo Amando. À espera da idade legal para o casamento (12 anos na época), seu pai a prometeu a um príncipe anglo-saxão, Eudon.
     Desejando obter o véu das virgens, que somente era conferido na idade de 30 anos, Aldegunda fugiu do castelo da família atravessando a floresta dos arredores. Perseguida por seu pretendente, os anjos vieram em seu auxílio e a protegeram; ela então se instalou naquele local, em plena floresta chamada Maldodium, sendo depois seguida por sua irmã.
     Ela fundou, por volta de 658, um convento de religiosas no local onde os anjos tinham vindo em seu auxílio, o que contribuiu para o nascimento da cidade de Maubeuge.
     A maior parte das noviças que entravam no convento vinha das famílias ricas da região; elas deviam fazer donativos à comunidade. Foi assim que as terras de Malzy lhes foram entregues, bem como as de Seboncourt.
     Aldegunda vinha com frequência a Malzy onde ela fizera construir um leprosário. Alguns milagres de cura lhe são atribuídos.
     Ela faleceu no dia 30 de janeiro de 684 em seu convento, de um câncer no seio. Ela foi enterrada no túmulo familiar de Coulsore. Canonizada em 1039, Aldegunda é invocada contra os males que ela sofreu: dor de cabeça, febre, câncer do seio. Sua intercessão também obtém que as criancinhas caminhem sem dificuldades: bebês são vistos dando seus primeiros passos no bairro de Sainte-Aldegonde, em Maubeuge.
     Santa Aldegunda é representada com um livro em uma das mãos e um bastão de abadessa na outra. Suas sobrinhas, Santa Maldalberta e Santa Aldetrudes, também foram abadessas no mosteiro por ela fundado. Santa Aldegunda é uma das mais famosas santas da linha merovíngia, como é chamada por Aline Hornaday.
     Na Bélgica há igrejas consagradas a Santa Aldegunda em Hérinnes, Baisieux, Écaussinnes-Lalaing, Froidchapelle, Mont-Sainte-Aldegonde, Noirchain e Rance. Na França, Maubeuge é o principal local de seu culto. A Igreja dos Santos Pedro e Paulo, no centro de Maubeuge, expõe o tesouro da Santa que inclui um precioso relicário do século XV, um bastão pastoral e bandeiras que eram usadas nas procissões.
*
     Após anos de pesquisas utilizando o carbono 14, a casula da santa patrona da cidade, foi finalmente autenticada pelo Centro de Pesquisas e de Conservação dos museus da França e pelo Laboratório de Pesquisas dos monumentos históricos.
     Segundo o relatório, uma das principais peças do tesouro de Santa Aldegunda – como há muito tempo era reconhecido – data do século XI e provém de um tecido oriental antigo composto de uma teia de seda e de uma trama de fios, que fora oferecido pelo imperador mongol Mongka ao rei São Luís IX. O tecido foi em seguida transformado em traje litúrgico: “Na época, era a vestimenta a mais preciosa, o destino o mais nobre para os tecidos, uma roupa para dar glória a Deus!”

❤️MENSAGEM DE NOSSA SENHORA E SANTA ALDEGONDA DE 13.9.2020

(Marcos): “Oh, bela princesa do Céu, quem é a Senhora?

(Santa Aldegonda): “Marcos, Marcos de Maria, Marcos do Céu, Marcos meu, eu sou Aldegonda. Eu te amo, te protejo e te abençoo hoje com todo o meu coração.

Abençoo também a todos que estão aqui presentes. Eu os amo! Eu já os protejo e rezo por todos há muito tempo.

Você não me conhece amadíssimo Marcos, sou uma das princesas do Céu, sou uma serva de Deus e da Mãe de Deus que muito os amou aqui na Terra e que tudo deixou para servi-los, amá-los e dar a eles glória.

Oh, sim! Eu desprezei o mundo pelo Céu e não me arrependo, porque hoje estou no Céu glorificada e gozo de toda a alegria, de toda a felicidade, da eterna paz e dos tesouros riquíssimos e inenarráveis, inexplicáveis que o Senhor prepara para os seus servos no Céu.

Venho hoje para dizer a todos vocês que devem ser os novos pastorinhos de La Salette, pastorinhos de amor da Mãe de Deus, pastorinhos consoladores da Mãe de Deus.

Sejam os pastorinhos de amor da Mãe de Deus, rezando o Rosário todos os dias e também todas as orações que ela deu a vocês aqui.

Sejam os pastorinhos de amor da Mãe de Deus, dando o ‘sim’ de vocês a ela e dedicando as vidas de vocês: a amá-la, a torná-la mais conhecida, amada, servida por todos para que triunfe o Coração Imaculado dela no mundo inteiro.

Sejam os pastorinhos de amor da Mãe de Deus renunciando a vontade de vocês e fazendo a vontade dela, só a dela.

Sejam os pastorinhos de amor da Mãe de Deus desprezando o mundo e preferindo o Céu e fazendo o inverso do que o mundo faz, este mundo malvado e perverso, onde as pessoas  trocam Jesus pelo mundo. Vocês devem trocar o mundo por Jesus e Maria e colocá-los em primeiro lugar nos seus corações.

Então, eles também colocarão vocês em primeiro lugar no coração deles e o plano e amor deles se realizará em vocês, e então, vocês e eles serão um só coração na chama de amor!

Sejam os pastorinhos de amor da Mãe de Deus dando o ‘sim’ de vocês a eles, para que então, Jesus e Maria possam realizar em vocês o plano de amor deles.

Enquanto vocês não derem o ‘sim’ total e não renunciarem à vontade de vocês o plano de amor deles não se realizará. E as almas que dependiam da realização desse plano se perderão e vocês serão responsabilizados diante do trono do Senhor.

Por isso, tomem cuidado meus irmãos, para que vocês mesmos não derrubem a casa da salvação de vocês estragando tudo com a má vontade de vocês, com a rebeldia e a dureza dos corações de vocês.

Sejam os pastorinhos de amor dando o ‘sim’ de amor ao amor eterno que escolheu vocês.

Sejam os pastorinhos de amor da Mãe de Deus, preferindo-a, ela que prefiriu vocês escolhendo-a, ela que escolheu vocês e ela que consagrou e dedicou toda a vida dela a vocês, consagrem portanto, suas vidas totalmente a ela.

E então, o amor será satisfeito com o amor que ela deseja e finalmente vocês serão um só na chama de amor com ela e com o Senhor.

Eu, Aldegonda, prometo rezar por todos aqueles que recorrerem a mim com confiança, aqueles que me pedirem auxílio para ajudá-los a crescerem no verdadeiro amor ao Senhor e à Mãe de Deus e a crescerem na santidade, a esses eu ajudarei.

A quem não recorrer a mim não poderei ajudar porque a condição da graça é a oração, recorram pois a mim e eu os ajudarei.

Rezem sempre este pequenino ato de amor que eu rezava durante toda a minha vida na Terra:

‘Jesus, Maria, dou-vos o meu coração agora e para sempre. Amém.

Com este ato de entrega e de amor, a chama de amor crescerá em vocês e a influência da tentação de Satanás diminuirá. Fujam, fujam do mundo e fechem os olhos e os ouvidos de vocês a tudo o que o mundo e o demônio lhes oferece.

Procurem o recolhimento, a oração, o silêncio, a meditação, e então, vocês irão verdadeiramente fazer uma muralha em volta da cidade da alma de vocês e o inimigo não poderá invadi-la. Eu, Aldegonda com Ildegarda protejo de um modo especial os peregrinos deste Santuário, e todos os dias 17 de cada mês virei do Céu durante a Hora da Paz com Hildegarda para abençoar a todos vocês que aqui amam, obedecem a Mãe de Deus e são meus verdadeiros irmãos.

A todos eu abençoo com amor e digo: rezem o Rosário todos os dias, porque nunca, nunca o inferno se vangloriou de possuir em suas chamas um verdadeiro devoto do Santíssimo Rosário.

A todos abençoo, abraço com amor e deixo a minha paz!”

(Marcos): “Sim, Mãezinha. Sim, farei.

Sim, farei. Farei sim meu amor, minha Mãe.

Farei sim. Farei sim Mãezinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

SANTA ALDEGONDA 30 DE JANEIRO

Santa Aldegunda, Abadessa - 30 de janeiro      Santa Aldegunda (ou Aldegonde, em francês; Aldegundis ou Adelgundis, em latim) foi uma santa ...