Arquivo do blogue

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

santos de cada dia, 13 de Setembro. Santo Amado e Beata Maria de Jesus

 
Santo Amado

Representa-se geralmente em companhia dum corvo. É a lembrança de um incidente ocorrido quando o santo se encontrava ainda no mosteiro de S. Maurício, em Agaunum, na Suíça. O superior tinha-o autorizado a viver numa caverna, à porta da qual um monge chamado Berin, ia duas vezes por semana, colocar um pote de água e um pão de cevada. Um dia apareceu na caverna um corvo que entornou o pote e levou o pão, obrigando o eremita a jejum prolongado. Amado começou então a cultivar um campinho de cevada e a abastecer-se de água numa fonte vizinha.

Já assim vivia há três anos quando o mosteiro recebeu a visita de Santo Eustácio, abade de Luxeuil, que regressava de uma viagem em que se tinha avistado com S. Columbano, em Bóbio. Todos sabem como era severa a regra seguida pelos monges de Luxeuil. Em certas noites de Inverno, chegavam a recitar 75 salmos em matinas. Seduzido pela descrição que o visitante lhe fez das austeridades de Luxeuil, Amado deixou o vale do Ródano e acompanhou Eustácio. De tempos em tempos, saía do mosteiro a evangelizar as populações idólatras das regiões austrasianas. Em Metz converteu um antigo conde palatino da corte de Teodeberto II, chamado Romarico.

Quando o monge Agréstio encabeçou uma revolta, esta foi severa e prontamente reprimida por Santo Eustácio. Não se sabe por que motivos, S. Romarico e Santo Amado enfileiraram a princípio ao lado de Agréstio. Mais tarde, deixaram Luxeuil e, com a aprovação de Santo Eustácio, fundaram em Hebend, na propriedade dum antigo palatino, um mosteiro dúplice para religiosos e religiosas, ao qual foi mais tarde dado o nome de Remiremont (Romarici Mons). Amado, que foi o seu primeiro abade, estabeleceu para as monjas o costume do oficio perpétuo. Divididas em sete coros, como os anjos, as religiosas sucediam-se umas às outras, dia e noite, no canto do saltério, por forma que nunca se interrompesse o louvor divino. Por sua vez, Amado vivia habitualmente no fundo dum barranco, encerrado numa gruta, para onde lhe desciam a comida por uma corda, e só subia à superfície nos sábados e domingos, a fim de assistir aos ofícios divinos e pregar às duas comunidades. Morreu pelo ano de 627.

Também se festeja hoje outro Santo Amado que, depois de ter sido abade de Agaunum, foi bispo de Sion (Suíça) e morreu, desterrado por Ebroíno, na abadia de Saint-Pierre-du-Breuil (atual diocese de Arrás), em 690.

Fonte: Portal Católico


 Beata Maria de Jesus López de Rivas
Esta discípula de Santa Teresa de Avila, que entrou no carmelo aos 17 anos e que nasceu em Tartanedo (Espanha), a 18 de Agosto de 1560, somente subiu às honras da beatificação no dia 14 de Novembro de 1976.

Paulo VI, na homilia desse ato solene, dá a razão da demora: «Dificuldades de vária índole atrasaram a instrução do processo canônico, o qual, iniciado regularmente não antes do princípio deste século, conheceu ainda contratempos e pausas e puderam concluir-se só nos nossos dias. Por isso só agora é apresentada à Igreja em todo o seu fulgor a figura fascinante desta mulher, que mais de três séculos de história separam de nós, distantes peregrinos no tempo». A seguir, apresenta alguns rasgos da vida interior da bem-aventurada:

«A nossa Beata não deixará de modelar as grandes linhas da espiritualidade Teresiana, segundo um desígnio pessoal, do qual virá a surgir a sua peculiar fisionomia espiritual. Os traços característicos dessa fisionomia podem resumir-se numa participação afetiva e mais marcada e explícita nos mistérios de Cristo, propostos pela Sagrada Liturgia nos diversos momentos do ano. E assim, encontramo-la durante o Advento totalmente absorta e como que transportada fora de si pela contemplação profunda do mistério do Deus Encarnado. Durante as festas do Natal encontramo-nos com a sua devoção singular ao Menino Jesus, que ela chama familiarmente "doutor da doença de amor". Na Quaresma e sobretudo nos dias da Semana Santa, admiramos a sua apaixonada participação nos sofrimentos do Redentor; a este propósito, o testemunho de um Carmelita seu contemporâneo informa-nos de que "tendo (ela) pedido a Nosso Senhor que lhe concedesse alguma coisa que lhe fizesse sentir fisicamente a sua Paixão, recebeu do Redentor, que lhe apareceu, uma coroa de espinhos na cabeça, donde lhe veio uma dor tão forte que nunca lhe passa" (Jerónimo Gracián, Peregrinación de Anastasio, Dial. 16).

Sor Maria de Jesus venerava com indizível ardor a Eucaristia, especialmente no dia da sua festa. Às suas religiosas repetia com um tom que tocava o coração: “Filhas, sabem que somos de casa com o Santíssimo Sacramento, que vivemos com sua Majestade, sob o mesmo teto”? “Se os religiosos fossem conscientes de tal privilégio, nenhum julgaria adquiri-lo a preço demasiado caro, ainda que fosse à custa de lágrimas e de sangue”. A devoção intensa ao Sagrado Coração de Jesus e ao seu Preciosíssimo Sangue completam o quadro da piedade cristocêntrica desta alma que gostava de exclamar: "Quem tem a grande sorte de tomar Cristo senhor do seu próprio ser sabe conhecer a Deus Divino e Humano; só ele envereda por caminho seguro"».

Na Ordem carmelita exerceu repetidas vezes os cargos de Mestra de Noviças e de Prioresa. Contudo, em 1600 levantaram-lhe uma vil calúnia que por 20 anos a impediu de ser Superiora. Aceitou com plena submissão a provação que o Senhor permitiu. Quando se descobriu a falsidade da acusação, voltou a ser eleita para os cargos que antes ocupara com tanta simplicidade, sabedoria e prudência. .

Faleceu santamente em Toledo, a 13 de Setembro de 1640. AAS 69(19l7)252-5; L'OSS. ROM. 21.11.1976.

Fonte: Portal Católico 

ACESSE



Sem comentários:

Enviar um comentário