Arquivo do blogue

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Santos de cada dia-12 de setembro- São Guido,São Francisco Ch’oe,Maria Luísa Angélica





Beata Maria Luísa Angélica Prosperi, religiosa



     No dia 19 de agosto de 1799, em Fogliano, pouco distante de Cascia, Itália, nasceu Gertrudes. Sua família era abastada e deu a ela uma educação profundamente católica.
     Quando tinha vinte anos, no dia 4 de maio de 1820, ingressou no mosteiro beneditino de Santa Lucia de Trevi, que fora reaberto após a supressão napoleônica.
      Irmã Maria Luísa, nome de religiosa que adotou, teve uma existência caracterizada por fatos e dons extraordinários. Praticava penitências muito rígidas, provou em sua própria carne a Agonia de Nosso Senhor, a Flagelação, a Coroação de espinhos, os golpes, os estigmas nas costas e nas mãos. O Senhor desejava que ela participasse de seus sofrimentos, enquanto o demônio a molestava até durante a noite e com pancadas.
     Seu diretor espiritual, o Padre Cadolini, Bispo de Spoleto, depois Arcebispo de Ferrara e Cardeal, por cinco anos a induziu a reconhecer a soberba e a obra do demônio nas suas visões.
     Em 1837 Madre Maria Luísa foi eleita Abadessa. Ela fez reflorescer no mosteiro a observância da Regra, privilegiando a adoração ao Santíssimo Sacramento. Contemplava longamente o Crucifixo; a todos que pediam seus conselhos convidava a recorrerem com confiança amorosa na infinita Misericórdia de Jesus.
     Certo dia, Jesus Cristo lhe apareceu no parlatório principal com o semblante de um peregrino.
     Madre Maria Luísa faleceu no dia 12 de setembro de 1847, aos quarenta e sete anos de idade apenas. Conservam-se muitas cartas suas originais, ou cópias feitas pelo seu confessor, o jesuíta Padre Paterniani, que em 1870 escreveu a primeira biografia da Beata.
     Em 1914 a causa de sua beatificação foi introduzida, ficando suspensa devido à deflagração da 1ª. Guerra Mundial. Foi considerada Venerável em 1º de julho de 2010; será proclamada oficialmente Beata na Catedral de Spoleto em 12 de novembro de 2012.
     Seus despojos repousam na igreja de Santa Lúcia de Trevi.

 

São Francisco Ch’oe Kyong-hwan




Francisco Ch’oe Kyong-hwan nasceu em 1804 perto da cidade de Taraekkol na Coréia do Sul. Seu avô, Ch’oe Han-il, foi o primeiro membro de sua grande e próspera família para ser batizado em 1787.
Devido à ausência, por muitos anos, de um sacerdote, os católicos do lugar que eles estavam era apenas no nome, dedicando-se a práticas desleais e superstições de vários tipos. Incapaz de suportar mais esta situação, Francisco exortou seus irmãos a deixar sua aldeia natal e se mudou com eles para a capital Seoul.
Por razões desconhecidas, ele se envolveu em questões legais e perdeu a maior parte de suas propriedades. Sem busca de vingança, ele e sua família mudaram-se novamente, para uma aldeia no Monte Suri, em Kwach’on, província de Kyonggi. Desbravou a área para garantir que outras famílias católicas, fugindo de perseguições, poderiam construir suas casas e dedicarem-se à produção de tabaco.
Lentamente, o número de famílias cresceu chegando a quase vinte. À noite, Francisco reunia os fiéis em sua casa e explicava-lhes a doutrina cristã: rapidamente, as pessoas começaram a chegar de longe, atraídas pela habilidade oratória dele para anunciar o Evangelho
Ele não era muito letrado, mas tinha desenvolvido um profundo amor a Deus e ao ensinamento da Igreja através da leitura e meditação dos textos espirituais. No trabalho ou em casa, quando estava entre os campos ou na rua, vivia em constante união com Deus e seus temas de conversa eram relacionados exclusivamente a Ele.
Em 1836, quando Francisco tinha trinta e um anos de idade, chegou na Coréia o Padre Pierre Malbant, da Sociedade das Missões Exteriores de Paris. Ciente das dificuldades que os sacerdotes estrangeiros tinham para entrar e residir na Coreia, ele decidiu enviar para o exterior jovens coreanos vocacionados para o sacerdócio.
O filho mais velho de Francisco e sua esposa Maria, Thomas Yang-eop,  foi recomendado por sua inteligência extraordinária. Então, o Padre Maubant pediu o consentimento da família para deixá-lo sair para Macau. 
“Obrigado, padre. Esta não era a nossa vontade, mas uma vocação é um chamado de Deus. Não tínhamos idéia de que tal bênção e felicidade viria à nossa casa”, disse ele. 
Sua decisão precisou de muita coragem, ainda mais do que normalmente precisam os pais em concordar com a vocação dos filhos: por causa da influência do confucionismo, de fato, os coreanos tendem a não mandar seus filhos para viver longe de casa, mesmo com irmãos mais velhos ou menores.
Em 1839, Francisco foi oficialmente nomeado catequista, assim como a perseguição dos católicos foi exacerbada: muitos foram capturados e forçados a morrer de fome ou pelos sofrimentos. 
Ele, portanto, organizou uma coleta e pôs-se a viajar para ajudar com o dinheiro arrecadado aos prisioneiros católicos, e aos crentes pobres. Além disso, ele teve o cuidado de enterrar os corpos dos mártires.
De volta para casa, ele apontou para a família a possibilidade de martírio. Ele reuniu todos os objetos religiosos de sua casa e enterraram-nos, com exceção dos textos do catecismo: “Nós escondemos nossos artigos religiosos para que eles não sejam contaminadas, mas os livros não são abençoados. Um soldado que vai para a guerra precisa de instruções para o combate. Em um momento como este, temos que estudar todos os livros mais assiduamente.”
Na noite de 31 de Julho de 1839, a polícia chegou à aldeia na montanha de Hanyang Suri. Eles cercaram a casa de Francisco e, com gritos e insultos, derrubaram o portão de entrada. No entanto, Francisco recebeu-os como se fossem convidados há muito esperados: os convidou para descansar até o amanhecer e ofereceu-lhes vinho e arroz. Os soldados, surpreendidos por essa atitude, aceitaram a oferta, convencidos de que haveria um risco de fuga.
Francisco aproveitou a oportunidade: foi ao redor da aldeia e convidou os moradores a se renderem à polícia e confrontarem o martírio. A seus filhos disse que, em vez de passar fome em casa, que seria melhor morrer na prisão, testemunhando a fé.
Ao amanhecer, serviu o café da manhã para os soldados e a um deles, deu  uma muda de roupa. 
Enquanto isso, os moradores foram interrogados um por um, quem negasse a fé católica estava livre para ir.
No início da manhã, cerca de quarenta pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram levados para Seul. À frente do grupo estava Francisco, que encorajava seus companheiros a meditar sobre os sofrimentos de Jesus na cruz. Era o meio do verão, assim o andar era muito difícil por causa do calor, especialmente para os mais fracos.
Entre os presentes havia pessoas que insultavam os membros dessa procissão, e outras que sentiam pena deles. Chegando no Great South Gate, eles ouviram gritos: “Ó pessoas más! Se vocês querem morrer, morram, mas porque deixar morrer essas crianças inocentes? “.
Na manhã seguinte, começou o interrogatório. O juiz disse: “Se você acredita, faça você mesmo. Não engane a essas outras pessoas “.
Francisco disse: “Quem não crê na Igreja Católica vai para o inferno.” Furioso, o outro ordenou que ele fosse torturado até que ele se retratasse de suas crenças. O catequista suportou os espancamentos: foi ferido em todos os lugares, tanto que se podia ver os ossos, mas não renunciou à sua fé.
Não aconteceu o mesmo com os outros na aldeia. No final, da comunidade de Mount Suri tinha permanecido em três: Francisco, triste com a deserção dos outros, sua esposa Maria e uma familiar de nome  Yi Emerenzia.
Assim que os juízes souberam da partida de seu filho Thomas para os estudos teológicos em Macau, aumentaram a pressão sobre ele: eles espancaram tanto que deslocaram os ossos dos braços e pernas. No entanto, ele era constante: “Você pode me fazer parar de comer, mas eu nunca vou negar a Deus” e “Como você se atreve a tentar me fazer trair a Igreja! Infidelidade entre as pessoas comuns é considerado errado, quanto mais é a infidelidade a Deus.”
De acordo com algumas testemunhas, durante os dois meses que Francisco esteve na prisão, não houve praticamente um dia que não foi sujeito a tortura. Seu corpo tinha se tornado uma chaga aberta: trezentos e quarenta vezes foi açoitado e espancado com um bastão nas pernas cento e dez vezes.
Apesar de tudo, ele nunca deixou de rezar e pregar o evangelho para aqueles ao redor dele: no meio de sua dor, sempre que ele era convidado a explicar a doutrina, Francisco fazia isso com alegria.
Um dia, para adicionar o sofrimento ao sofrimento, o chefe de polícia o amarrou a um ladrão, que lhe atacava e atingia seus ferimentos. Mas Francisco não pronunciou uma única palavra, de modo que o ladrão desistiu, dizendo: “Se eu fosse acreditar na Igreja Católica, seria como ele que eu iria me comportar”
Em outra ocasião, os guardas tentaram fazê-lo usar a mitra e casula do Bispo Laurent Imbert, também um prisioneiro. Em resposta, Francisco curvou-se, dizendo que ele estava se curvando para a Cruz e mostrando profundo respeito pelas ordens sagradas.
No dia 11, Francisco foi novamente levado ao tribunal e foram-lhe infligidos cinquenta acoites. Mas foi a última vez.
De volta à sua cela, consciente de estar perto da morte, ele disse a seus companheiros: “Eu esperava para testemunhar a fé morrer pela espada. Mas é a vontade de Deus que eu morra na prisão.” Horas mais tarde, no meio da noite, ele deu seu último suspiro. Ele tinha trinta e cinco anos.
Sua esposa, depois de ter visto morrer em seus braços um dos filhos, concordou em apostatar, mas logo se arrependeu. Ela foi decapitada em Tangkogae em dezembro de 1839, aos trinta e nove anos.
Seu filho Thomas, no entanto, foi ordenado sacerdote em 1849 e voltou para a Coréia, ele foi pregar em aldeias remotas. Ele escreveu numerosas obras sobre costumes e tradições coreanas, mas também as testemunhas da fé no país, ganhando o epíteto de “mártir do suor.”
De 2005 a 2009, foi realizado o inquérito diocesano sobre as suas virtudes heróicas. 
Voltando a Francisco, seu caso foi combinado com o de outros mártires coreanos, incluindo o Bispo Imbert e o Padre Maubant. O reconhecimento de sua morte por ódio à fé foi sancionado por um decreto de 9 de Maio de 1925, que abriu o caminho para a beatificação, celebrada no dia 05 de julho de 1925.
O grupo a que pertenciam foi combinado com o de outros mártires coreanos, para um total de cento e dois. Eles foram canonizados juntos pelo Papa João Paulo II em 06 de maio de 1984, na praça Youido em Seul como parte da viagem apostólica à Coréia, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e Tailândia.

São Guido de Anderlecht




Dois séculos antes que o pobrezinho de Assis celebrasse as núpcias com a Senhora Pobreza, outro santo, menos conhecido, tinha advertido sobre o perigo que o dinheiro traz às almas; também quando se reveste de nobres intenções, como o desejo de socorrer os indigentes com as esmolas. Guido de Anderlecht, por uma cronologia um tanto incerta, é colocado entre os anos de 950 e 1012. O seu primeiro biógrafo, que escreve em 1112, no tempo da exumação das suas relíquias, diz que ele era filho de camponeses da região belga de Brabante. Manso e generoso, Guido mostrou desde muito jovem o seu desapego dos bens terrenos, dando tudo o que possuía aos pobres. Desejoso de levar uma vida ascética, deixou também a casa paterna e em Laken, perto de Bruxelas, escolheu o encargo de sacristão do vigário, para se tornar útil ao próximo e ao mesmo tempo se dedicar à oração e às piedosas práticas de ascese cristã. A certa altura da sua vida, não por desejo de lucro, mas para constituir um fundo a favor dos pobres, pôs-se a fazer comércio. Não foi uma feliz escolha. Logo percebeu, pois o primeiro barco que conseguiu carregar afundou com tudo no Sena. Para Guido isso foi uma advertência do céu, não porque a profissão de comerciante seja contrária às leis de Deus – apressava-se a acrescentar o biógrafo – mas porque ele havia preferido o caminho mais comum ao mais árduo que é o da perfeição. Guido vestiu então o hábito de peregrino e por sete anos percorreu as longas e inseguras estradas da Europa para visitar os maiores santuários da cristandade. Foi a Roma e depois prosseguiu para a Terra Santa. De volta da longa peregrinação, fraco e doente, hospedou-se na casa de um sacerdote de Anderlecht, cidadezinha perto de Bruxelas, da qual tomou o nome e onde pouco depois morreu, sem deixar uma lembrança particular. De fato também seu sepulcro ficou por muito tempo descuidado, até que a frequência de prodígios rejuvenesceu a memória do santo, ao qual foi dedicada uma grande igreja que acolheu suas relíquias. No decorrer dos séculos a devoção a São Guido se difundiu. Assim sob a proteção do humilde sacristão, filho de camponeses, sacristãos, cocheiros. São Guido protege os estábulos, as escuderias e em particular os cavalos, que durante a festa anual de Anderlecht são benzidos ao término de uma procissão folclórica. Como parece ter morrido de disenteria seu nome é invocado pelos que sofrem desse mal.










Sem comentários:

Enviar um comentário