Arquivo do blogue

sábado, 2 de setembro de 2017

APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO EM VILAS BOAS- PORTUGAL


APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO EM VILAS BOAS- PORTUGAL 
 ANIVERSÁRIO A 4 DE SETEMBRO


Vilas Boas é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Flor, com 28,57 km² de área e 550 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 19,3 hab/km². Foi unida à freguesia de Vilarinho das Azenhas, formando a União das Freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas com sede em Vilas Boas.
Foi vila e sede de concelho extinto em 1836. Era constituído pelas freguesias da vila e de Vilarinho das Azenhas. Tinha, em 1801, 708 habitantes e 43 km².
 HISTÓRICO DA APARIÇÃO




APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO, descrita por Frei Agostinho de Santa Maria, em Santuário Mariano, Tomo Quarto, Titulo LXIII, p.225-226, ano de 1712.

“Em 4 do mês de Setembro do ano de 1673, estando uma menina de 10 anos de idade, chamada Maria, filha de Jácome Trigo, natural da mesma vila de Vilas Boas, em um ribeiro, que corre a nascente da vila, lavando, referiu que sentira uma fragrância tão extraordinária e admirável, que com admiração do que sentia, levantara a cabeça e vira junto a si uma mulher muito bela e mais resplandecente que o sol e que ela lhe dissera: Não temas menina, vem cá; e que indo lhe lançara a bênção e juntamente a uma ribanceira de barro ou piçarra seca, da qual saíra logo uma milagrosa fonte de água (que ainda hoje permanece) e pondo-lhe a mão na cabeça lhe lançara água sobre ela, molhando-a toda até lhe cair pelo rosto, e que tirando-lhe à menina o lenço da cabeça lhe limpara o rosto e as faces, dizendo-lhe: Agora estás sã do mal que padecias, bem podes ir segura dele para casa; mas a sezão que tiveste sexta-feira te há-de repetir hoje, vai depressa, não te dê no caminho.

 
Disse-lhe mais: Lembras-te quando ias defronte da minha Casa, em a Portela de Vale Formoso, que então peguei em ti sem tu o saberes; porque os maus espíritos te levavam a despenhar em uns penhascos com grande violência e que em teu seguimento ião João Lopes e Afonso Trigo, o qual te levou nos braços para casa? Eu sou a Virgem Maria, a Senhora da Assunção. E referia mais a menina, que a Senhora lhe atara em dois dedos uns fios de seda verde e encarnada muito cheirosos: também referem que a Senhora lhe mandara, dissesse ao seu Ermitão lhe concertasse o telhado da sua Ermida e reparasse a sua Casa e quando duvidasse, o dissesse da sua parte a gente do povo e que jejuassem a primeira sexta – feira a pão e água; porque eu (dizia a Senhora) não cesso de pedir a meu Filho santíssimo por todos vós, que se eu não fora, já vos tivera assolado; e que neste passo desaparecera a Senhora. E que também lhe recomendara não tirasse os fios dos dedos.






 Ribanceira de barro ou piçarra seca, da qual saíra logo uma milagrosa fonte de água (que ainda hoje permanece).
A este local, Nossa Senhora trouxe a menina Maria e tornando esta água milagrosa, com ela  a curou.




 Portugueses, peregrinos das Aparições em Jacareí, Brasil à descoberta dos locais onde Nossa Senhora apareceu em 1673


NESTA FONTE MILAGROSA E COM ESTA ÁGUA ACONTECERAM MUITAS, MUITAS CURAS, DURANTE LONGOS ANOS E SÉCULOS.  O POVO FAZIA ENORME FILA PARA PEGAR A ÁGUA E REZAR NESTE LOCAL, ONDE SE ENCONTRAVA  e actualmente ainda se encontra UMA IMAGENZINHA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO.
 DAÍ, JÁ NO SÉC.XX, UM PÁROCO, VIZINHO DESTA PARÓQUIA, RESOLVEU FAZER QUEIXA AO BISPO, POIS DIZIA QUE AS PESSOAS SE DIRIGIAM A ESTE LOCAL DA APARIÇÃO E A IGREJA DELE FICAVA VAZIA. ENTÃO O BISPO PROIBIU O POVO DE IR AO LOCAL E RETIRARAM, TAMBÉM, A IMAGEM DE NOSSA SENHORA. 
O POVO SE REVOLTOU NÃO ACEITANDO A ORDEM DO BISPO. O PÁROCO, PARA ACALMAR OS ÂNIMOS DISSE QUE ERA SÓ POR UM PERÍODO, CURTO DE TEMPO.
O POVO SERENOU, MAS COMO VIAM QUE O TEMPO PASSAVA E TUDO FICAVA NA MESMA, VOLTARAM A EXIGIR A IMAGEM NESTE LOCAL DA APARIÇÃO E DA ÁGUA MILAGROSA. COMO NEM PADRE NEM BISPO CEDERAM, O POVO SE JUNTOU E UMA NOITE ASSALTARAM A RESIDÊNCIA DO PADRE E ESTE TEVE QUE FUGIR, ASSIM COMO A EMPREGADA E NUNCA MAIS VOLTOU.
FOI ASSIM QUE O POVO REAVEU A PEQUENINA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO, que se encontrava na residência do padre E A VOLTARAM A COLOCAR NO SEU NICHO, NESTE LOCAL DA APARIÇÃO ONDE AINDA HOJE SE ENCONTRA.
(contado por pessoas do povo cujos familiares, mais antigos, viveram esta história)










Em 7 do mesmo mês estando esta mesma menina com seus pais na sua eira (que eram lavradores), limpando um pouco de cereal, lhe disse a mãe que apartasse dali a um menino que tinha pequeno, e que fazendo-o ela assim para traz da palha da mesma eira, lhe apareceu outra vez a Senhora (sendo já o sol posto), e que lhe mandara fosse à sua Ermida e que pedisse licença a seu pai. 
Com este mandato se foi ao pai e posta de joelhos com as mãos levantadas, lhe pediu pelas chagas de Cristo, lhe desse licença para ir a Nossa Senhora. O pai lhe respondeu que não podia ir, porque era noite. Ela sem mais dilação saltou a parede (que seria a guarda da mesma eira), e se foi quase voando; porque via a Senhora esperando por ela. E chegando à meia ladeira do monte aonde estava uma Cruz, e a Senhora a esperava, logo sem saber por onde se achou na sua Ermida, que viu cheia de luzes, e resplendores e as portas fechadas com chave. Disse-lhe a Senhora: Sabes o que te quero? É que vás à Vila ainda esta noite a lembrar o jejum; porque está a gente esquecida. E que então lhe tirara a Senhora os fios dos dedos e lhe pusera outros em três, também muito cheirosos. E que depois viera até à mesma Cruz, sem saber como; e que dali lhe pusera a Senhora uma grande pedra ao ombro, e lhe perguntara se lhe pesava muito. Respondeu a menina que não pesava nada, e tirando-lha a pusera ao pé da Cruz, aonde estava antes. E tomando a Cruz que era de madeira, e dando-a à menina lhe disse: Toma esta Cruz, e vai pela Vila e dá-la-ás a beijar a todos e diz-lhe que se não esqueçam do jejum. Vindo a menina a casa de seus pais, aonde estavam Bento Lopes e um moço chamado João, pediu duas velas acesas, e a eles que a acompanhassem. Correu toda a Vila e fazendo um grande vento nunca as velas se apagaram e ia segundo a ordem que tinha, lembrando o jejum, e dando a cruz a beijar a todos.






DA FONTE MILAGROSA ATÉ ESTE LOCAL DA 3ª APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA, VAI LONGO PERCURSO, EM CAMINHO DE TERRA, ENTRE EUCALIPTOS 




AQUI APARECEU NOVAMENTE NOSSA SENHORA À MENINA MARIA, lhe pôs uma pedra aos ombros que depois tirou e colocou junto à Cruz
 

No dia seguinte eram 8 de Setembro e dia da Natividade da Senhora em uma sexta-feira, tomou a menina a Cruz, que tinha em casa de seus pais junto a um Crucifixo, e a levou ao mesmo lugar donde a havia trazido. Em nove, que foram o dia seguinte, indo a menina começar uma novena de nove sábados, depois de fazer oração dando volta à Ermida, viu a Senhora sentada sobre uma pedra, e chegando a menina a ela lhe disse a soberana Senhora: Venhas em boa hora, que tomaste um trabalho sem se aproveitarem, porque nem o dízimo da gente da Vila jejuou, porque te não deram crédito. Neste tempo lhe tirou a Senhora os fios dos dedos, dizendo que já não eram necessários. E dizendo isto desapareceu e a menina continuou a sua novena e ao mesmo tempo lhe disse a Senhora, que todos os Sábados fosse à sua Casa. “




APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO, descrita por Frei Agostinho de Santa Maria, em Santuário Mariano, Tomo Quarto, Titulo LXIII, p.225-226, ano de 1712.



Os ex-votos no Santuário de Nossa Senhora da Assunção.
O ex-voto pode ser um quadro, imagem ou figura que se oferece numa igreja ou numa capela para comemorar um voto ou desejo atendido. É um agradecimento por qualquer intervenção miraculosa ou grande graça recebidas.
Os ex-votos existentes no Santuário , consistem em pinturas(século XIX) e figuras modeladas em cera, que trazem as figuras do corpo humano inteiro, feminino e masculino, ou membros do corpo, como cabeça, orelhas, ouvidos, etc. 


Fotografias: Departamento de Comunicação do Santuário












Descrição da Imagem de Nossa Senhora da Assunção no tempo em que o Santuário se resumia a uma humilde Ermida no alto do monte.
"É esta Santíssima Imagem de escultura de madeira incorruptível, a sua estatura são três palmos, e sem embargo de ser perfeitissimamente trabalhada, a adornam hoje, por maior veneração, com ricas roupas."
 
O SANTUÁRIO






O Santuário de N.Sª da Assunção fica em Vilas Boas, no Concelho de Vila Flôr, Distrito de Bragança, Portugal.
A cerca de 700 metros de altitude, circundado por capelas e acessos em estrada e escadaria para acesso ao topo onde está situado o Santuário. Do alto vislumbra-se grandes horizontes panorâmicos que atingem Mirandela etc. 



Breve história da capela de Nossa Senhora da Assunção.

A sua construção é tão remota que já em 1712 não se sabia quando e quem a fundou.
Na sua origem, era um templo muito humilde e pelos meados do século XVII encontrava-se em quase estado de abandono.
Em 1712, o Santuário, resumia-se a uma pequena e humilde capela, situada no cimo do cabeço, composta de altar-mor e dois laterais, um campanário e uma sineta.




No ano de 1837, foi decidido construir um novo templo, mas somente, em 1843, é edificado. O novo templo manteve-se pouco tempo, visto ter ocorrido um abalo sísmico em 1864, ficando bastante danificado. Assim, em 17 de Maio de 1868, resolveu-se edificar um terceiro edifício.
Em 1870, estava concluído o corpo do templo e 1872, a torre. Em 1874, o mestre pedreiro José de Carvalho Gomes deu por concluída toda a obra em pedra.
Entre 1877 e 1879, o artista José da Costa, de Mangualde, executou toda a obra de entalha, desde o retábulo, tribunas, banqueta da capela-mor, dois altares laterais, púlpitos, tocheiros, etc.
Em 14 de Agosto de 1883, foi colocado, na torre, um carrilhão de dez sinos, feito em Lisboa, e, em 1885, um para -raios adquirido em Inglaterra.
Em 25 de Agosto de 1878, o padre José Joaquim Rodrigues foi incumbido de tirar licença em Braga para benzer a capela.
Em 8 de Março de 1886, iniciou-se, sob a responsabilidade de José da Costa, a obra de douramento, com ouro de 23 quilates, tendo ficado concluída nesse mesmo ano. Antes de iniciado o douramento, estucou-se o teto.
O interior deste templo, dedicado à Senhora da Assunção, é preenchido com várias esculturas, destacando-se as da Senhora da Assunção, Ascensão do Senhor e Santa Eufémia.
Desde a sua conclusão, ano de 1886, até à atualidade, o templo, sofreu obras de restauro e conservação, nomeadamente, nas coberturas, talha dourada e pinturas, bem como instalação de sonorização, automatização do carrilhão, iluminação, etc.
Este edifício religioso tem 19.50 metros de comprimento e 7 metros de largura.
Em 1903, o templo foi dotado de um órgão de tubos, estando atualmente inoperacional.









Os Passos da Paixão de Jesus Cristo.

Encontram - se distribuídas na encosta poente do Santuário 7 Capelinhas representativas dos Passos da Paixão, excepto uma que representa a aparição de Nossa Senhora a Bernardette de Soubirous, em 1858, em Lurdes, França.
A representação dos Passos da Paixão de Cristo remonta à Idade Média e neste Santuário situa - se nos finais do século XIX.
A capelinha apresentada representa a Crucificação e foi construída em 1843, sendo o edifício mais antigo existente no Santuário, após a reconstrução do século XIX .
 









De povoamento muito remoto, Vilas Boas vê o seu nome associado aos povos romanos. Vilas eram unidades agrárias do tempo dos romanos e Boas significa que os solos desta freguesia eram bastante férteis. 
A antiguidade da fundação desta freguesia é confirmado também pela arqueologia. No monte de Nossa Senhora da Assunção existe um castro que viria a ser romanizado posteriormente. Nesse local ainda se podem ver vestígios de uma muralha. Vila e sede de concelho até 1836, viria a ser integrada nesta data no Concelho de Vila Flor.

 Conserva ainda o Pelourinho, símbolo de autonomia municipal. Do património artístico religioso temos a Igreja Paroquial dedicada a Santa Maria Madalena, de estilo barroco, construída no séc. XVIII, mas com friso da época manuelina na parte posterior da sacristia.



O Santuário de Nossa Senhora da Assunção é considerado o maior Santuário Mariano de Trás-os-montes, tem uma Igreja principal, várias capelas pequenas espalhadas e um escadório monumental. 

Fazem ainda parte do espólio cultural desta freguesia vários solares brasonados, fonte e um cruzeiro. 
 Vilas Boas é uma terra rica quer em história, quer em cultura e cheia de curiosidades. Há um sítio ao qual chamam Pia das Feiticeiras onde há uma caverna com mais de 2 metros de altura e onde cabem uma dúzia de homens. Meireles – No sopé do Monte de Nossa Senhora da Assunção, situada a 350 metros e já virada para o lado oposto a Vilas Boas, encontra-se esta aldeia anexa onde também se afirmaram povos romanos, sendo disso prova o lugar da Moura, a meia encosta, e as Casinhas, para os lados da serra do Faro. Ribeirinha – A 200 metros fica esta outra anexa, mais pequena. Ali existe uma azenha com uma roda de ferro que ainda funciona para rega. O rio Tua, que ali passa, serve de regalo a quem o procura para banhos e mergulhos e ainda atrai modalidades variadas tais como a pesca desportiva e passeios de barco. O Olival do Rei é o lugar onde os vestígios arqueológicos encontrados provam ter existido presença de romanos.

FOTOS DE PROCISSÕES





























APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA EM JACAREÍ

DESDE O DIA 7 DE FEVEREIRO DE 1991, NOSSA SENHORA, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E MUITOS SANTOS E ANJOS APARECEM CONSTANTEMENTE AO JOVEM MARCOS TADEU NA CIDADE DE JACAREÍ, SÃO PAULO, BRASIL, E COMUNICAM MUITAS MENSAGENS AO MUNDO. SÃO AS MAIS INTENSAS APARIÇÕES DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE E NOSSA SENHORA DISSE QUE VEIO CHAMAR O MUNDO À CONVERSÃO PELA ÚLTIMA VEZ.

AQUI, NOSSA SENHORA REVELOU QUE ESTA APARIÇÃO DE VILAS BOAS, EM PORTUGAL, É AUTÊNTICA E VERDADEIRA





Endereço Postal
Santuário Nossa Senhora da Assunção
Lugar do Cabeço
5360-493 Vilas Boas VFL

Centro Social e Paroquial S. Bartolomeu Vila Flor
Organização de festas
916993621
919980949

E-mail
geral@santuario-assuncao.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário