Arquivo do blogue

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Santos de cada dia- 30 de Agosto - Santa Joana Jugan


Joana Jugan, fundadora das Irmãzinhas dos pobres, canonizada em Roma
 


Bento XVI canonizou no domingo 11 de Outubro, no Vaticano, cinco novos Santos da Igreja Católica, salientando que são um exemplo para os fiéis de todo o mundo.
Entre os novos Santos está o padre Damião de Veuster, conhecido como apóstolo dos leprosos e a religiosa francesa Joana Jugan (Maria da Cruz), fundadora da Congregação das Irmãzinhas dos Pobres.
Os outros fiéis canonizados foram Francisco Coll e Guitart (Espanha), sacerdote
dominicano, fundador da Congregação das Dominicanas da Anunciação da Bem-aventurada Virgem Maria; Zygmunt Szczesny Felinski (Polónia), Arcebispo, fundador da Congregação das Religiosas Franciscanas da Família de Maria; e Rafael Arnáiz Baron (Espanha), monge da Ordem Cisterciense da Estrita Observância (Trapista), que faleceu aos 27 anos, vítima de um coma diabético. É considerado um dos grandes místicos do século XX.

Tendo apresentado no número anterior uma breve biografia de Damião de Veuster, apresentamos hoje uma referência à Fundadora da Congregação das Irmãzinhas do Pobres, que possuem uma casa na cidade do Porto.

Uma vida de simplicidade e dedicação
Santa Joana Jugan nasceu em 25 de Outubro de 1792 e morreu em Agosto de 1879. Conhecida também como Irmã Maria da Cruz, nasceu na localidade de Concale, na Bretanha francesa. Era a sexta filha de uma família de oito crianças, tendo o pai morrido quando ela era muito jovem e a mãe teve que criar sozinha toda a família. Desempenhou funções de empregada doméstica numa família nobre local e depois no hospital da cidade, onde se distinguiu pelo seu cuidado pelos doentes. Em 1837, Joana e uma senhora de 72 anos a quem cuidava, juntamente com uma jovem de 17 anos fundaram uma comunidade de oração, de ensino do catecismo e de cuidado dos pobres. Dois anos mais tarde trouxe para casa uma mulher cega e orientou a sua acção para acolher, com anuência das suas amigas, mulheres abandonadas ou sós. Assim foi crescendo a comunidade “As Irmãs dos pobres”. Joana escreveu uma regra simples para essa pequena comunidade, e as irmãs pediam porta a porta alimentos, roupas e dinheiro para o seu sustento. Tornou-se este o trabalho da sua vida ao longo de mais de quatro décadas.
Em 1847, aceitando um pedido de Leo Dupont (conhecido como o santo homem de Tours), estabeleceu nesta cidade uma casa. Com o crescimento da instituição aumentaram os problemas, recorrendo ao auxílio de autoridades religiosas e civis para obter ajuda para os pobres.
Por volta de 1879 a comunidade por ela fundada já tinha mais de 2000 irmãs e passara da Europa para a América do Norte. Nesse ano, o papa Leão XIII aprovou a constituição das “Irmãzinhas dos Pobres”. Em Setembro de 1885 a congregação estabeleceu-se em Valparaiso, no Chile e expandiu-se para outros locais da América latina.
Joana morreu em 1879, sendo sepultada na casa mãe de Saint-Pern na Bretanha, e foi beatificada em Roma pelo Papa João Paulo II, em 3 de Outubro de 1982, foi também canonizada em 11 de Outubro, em Roma, por Bento XVI.
Actualmente são lugares de peregrinação a casa onde nasceu (em Cancale), a Casa da Cruz em Saint-Servan e a Casa mãe onde viveu os últimos 23 anos da sua vida em Saint-Pern.
Sobre ela afirmou Bento XVI: “Sentiu a preocupação pela dignidade dos seus irmãos e irmãs em humanidade que a idade torna vulneráveis, reconhecendo neles a própria pessoa de Jesus”, considerando este um carisma que continua bem actual, fazendo votos de que Santa Joana Jugan “seja para as pessoas idosas fonte viva de esperança, e para os que se colocam generosamente ao seu serviço um poderoso estímulo”.

A comunidade das Irmãzinhas dos Pobres da Rua do Pinheiro Manso, no Porto, promove uma celebração de acção de graças na Igreja de Ramalde, no sábado dia 24 de Outubro, às 15h30.


Acessem:

RÁDIO MENSAGEIRA DA PAZ


SITE OFICIAL DO SANTUÁRIO:


WEBTV:


LOJA VIRTUAL:


Sem comentários:

Enviar um comentário