Arquivo do blogue

segunda-feira, 31 de julho de 2017

SANTOS DE CADA DIA 31 DE JULHO


  Santo Inácio de Loyola




Santo Inácio de Loyola (1491-1556) foi um padre jesuíta espanhol, um dos fundadores da Companhia da Jesus, ordem religiosa criada para combater a expansão do protestantismo na Europa, por meio do ensino e expansão da fé católica. Foi ordenado padre pelo Papa Paulo III. Foi canonizado pelo Papa Gregório XV.
Santo Inácio de Loyola (1491-1556) nasceu em Loyola, hoje Azpeitia, na Espanha, no dia 23 de outubro de 1491. Filho de família nobre era o mais novo de treze irmãos. Dedicou-se à carreira militar e em 1521 lutando como soldado foi ferido no combate para defesa da fortaleza de Pamplona, sitiado por Francisco I da França. Durante o período de recuperação Loyola dedicou-se a leitura da Vida de Jesus a da Legenda Áurea, sobre a vida dos santos.
Em 1522, Loyola decide renunciar a tudo, deixa casa e roupas finas, dorme em albergues, veste um saco de penitência, faz sete horas de oração por dia, faz jejum e vigília. Passa um ano retirado no mosteiro de Manresa na Catalunha. Das anotações feitas dessa experiência escreve o livro "Exercícios Espirituais", onde que condensa a sua espiritualidade e a entrega da alma a Deus.
A partir de 1523 começa suas peregrinações e retiros. Vai para Barcelona e em seguida para Roma, com o objetivo de obter o passaporte pontifício, para seguir viagem para Jerusalém. Chegando ao destino, foi recebido pelos Franciscanos e visitou os locais sagrados da Terra Santa. Em 1524 volta para Barcelona, onde se dedica ao estudo da gramática latina.
Em seguida foi para Alcalá, ingressou na universidade onde cursou Teologia. Começou com as pregações e a ensinar seu Exercício Espiritual. Preso pela Inquisição, foi solto pelo arcebispo de Toledo e aconselhado a estudar em Salamanca. Ficou proibido de fazer pregações até concluir o curso de Teologia. Foi para Paris em 1528, onde conseguiu o título de Professor de Filosofia. Em 1533 já conseguia reunir os primeiros seguidores, Pedro Favro, Francisco Xavier, Laínez, Salmerón, Simão Rodrigues e Bobadilha. No dia 15 de agosto de 1534, reunidos na Capela de Saint-Denis, na Igreja de Santa Maria, em Montmartre, fizeram o primeiro juramento de compromisso, inaugurando a "Companhia de Jesus".
A Ordem Religiosa pretendia fazer caridade, ensinar e expandir a fé católica. Pretendiam dedicar-se às missões entre os muçulmanos da Palestina. Reunido em Veneza, decidem oferecer seus serviços ao papa. Ignácio, Favro e Laínez, foram ao papa Paulo III, fizeram voto de pobreza, castidade e obediência absoluta, e declararam-se prontos para ir para toda parte onde o Papa quisesse enviá-los.
O Santo Padre aprovou a "Companhia de Jesus". Logo foram ordenados padres e começaram a desenvolver os trabalhos missionários. A ordem foi estabelecida oficialmente em 1540. Ignácio passa a governar estes "Soldados de Cristo", os Jesuítas. A severa formação de seus membros, a centralização e a disciplina da ordem, o sucesso de seus métodos de ensino, ampliaram rapidamente seus seguidores e afastaram muitos cristãos das ideias protestantes, principalmente na Bélgica, Holanda, Espanha, Itália, Polônia e Portugal.
Santo Inácio de Loyola faleceu em Roma, Itália, no dia 31 de julho de 1556. Foi canonizado em 12 de março de 1622 pelo Papa Gregório XV.

 ++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário